segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Resultado da 2ª Marcha da Juventude Contra as Drogas!


Clique no Slide para visualizar as Fotos da 2ª Marcha
......
Dia 31/08 no centro de Maceió, aconteceu a 2ª Marcha da Juventude Contra as Drogas, uma atividade impulsionada por diversas entidades estudantis, movimentos e grupos culturais além de organizações políticas de Juventude. A Marcha reuniu cerca de 200 pessoas entre jovens de escolas estaduais e municipais, públicas e privadas, militantes do Hip-Hop representantes da CUT, Sindicato da Policia Civil de Alagoas (SINDPOL), Sind. dos Professores de Alagoas (SINPRO), Oposição saúde em luta, Sind. dos Bancários, jovens petistas e o presidente do PT de Maceió.  A Marcha foi organizada pelo comitê de luta contra as drogas composto pela Juventude Revolução, JPT, Juventude de movimentos agrários e movimentos culturais.

A Marcha foi vitoriosa. A concentração foi na Praça Deodoro, onde houve apresentações de break dance, teatro, batucada, exposição de cartazes entre outras atividades lúdicas em frente ao Tribunal de Justiça. Em seguida os jovens seguiram em marcha pelas principais ruas do centro de Maceió, panfleteando e cantando palavras de ordem contra as drogas.

  O Ato encerrou em frente ao antigo Produban (Calçadão do comércio), onde após mais apresentações culturais, professores, sindicalistas e jovens fizeram suas falas finais concluindo o ato.


Nesses últimos anos, Alagoas deu um salto nos números de homicídios. Em 1999, registrou 552 homicídios. Em 2010 foi registrado um crescimento de mais de 300%, com os mais de 2.226 homicídios. Comparando com o ano de 2009, Alagoas registrou uma alta de 11% no total de crimes.

Isso demonstra uma total paralisia do poder público e descaso para com a juventude. Os jovens das periferias não tem garantido o acesso à universidade, as escolas secundárias estão sucateadas, praticamente não existe quadras de esportes, espaços de lazer, praças públicas, bibliotecas, incentivo à cultura ou centros culturais, empregos... Pelo contrario, os jovens tem acesso à drogas em qualquer esquina, e muitas vezes o seu ‘primeiro emprego’ é vendendo crack em becos e vielas das periferias.

Não resta dúvida que as drogas são um instrumento para a destruição física da juventude e também uma forma de dopar a juventude impedindo-a de lutar por um futuro!

Sendo assim, essa 2ª Marcha de Luta Contra as Drogas em Alagoas veio no sentido de discutir e mobilizar a juventude contra esse câncer que dizima sistematicamente milhares de jovens anualmente em todo o Brasil. Como solução propomos levantar nossas bandeiras de luta, por educação, emprego, esporte diversão e arte!

O próximo passo agora é discutir a continuidade da luta e organizar em breve um festival cultural da Juventude contra as drogas, reunindo as mais diversas expressões artísticas e culturais da juventude, engajando-os nessa importante luta.

Vamos à luta!

Zazo - militante da Juventude Revolução Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário